domingo, 8 de março de 2009

Simplicidade na Gentileza!

Esta semana li no blog de um dos meus: “Já não sinta-se bem em ser cortês. Não sinta-se bem em ser gentil. Não sinta-se bem em ser educado. Não compareça aquele compromisso. Nem ligue para avisar. Acerte uma coisa e mude as regras no meio do jogo. Não retorne os e-mails. Simplesmente aja como se o outro não existisse. A sua vontade é imperativa! Faça isso. Quero poder estar longe de ti.” Isso não era pra mim. Pelo menos espero que este desabafo não o seja. Mas o vejo como um grito de alguém que ama. E tocado pela sua tristeza e indignação frente à indelicadeza de pessoas arrogantes e prepotentes deste nosso capital individualista, lembrei instantaneamente do Profeta Gentileza. Imagino que de alguma forma ele possa servir de inspiração para que possamos ser diferentes, para que possamos romper com esta “vontade imperativa” e fazer valer não apenas o “eu”, mas principalmente o “nós”. Que a simplicidade e a gentileza tomem conta de nossa ser!!!
Sintese da história do Profeta Gentileza:
No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo "Gran Circus Norte-Americano", o que foi considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do Natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido "vozes astrais", segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou simplesmente “Profeta Gentileza”.
Após deixar o local que foi denominado “Paraíso Gentileza”, o profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: - "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".A partir de 1980, escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju, que vai do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio, numa extensão de aproximadamente 1,5km. Ele encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização. Durante a ECo -92, o Profeta Gentileza colocava-se estrategicamente no lugar por onde passavam os representantes dos povos e incitava-os a viverem a gentileza e a aplicarem gentileza em toda a Terra. O Profeta faleceu em 1996 e encontra-se enterrado no Cemitério da Saudade. Fonte: wikipédia

Assista!

http://www.youtube.com/watch?v=VKnVAZHehV0

(p.s.: Não estou conseguindo postar o video. tentando resolver o problema.)

4 comentários:

  1. Se não me engano conheço alguém que,assim como o "Profeta Gentileza", leva sua luz e sua crença por onde passa. O mesmo cara que me ensinou que o mundo é grande demais para se permanecer no mesmo lugar. O grande "Profeta Chatice"!

    ResponderExcluir
  2. Por isso que eu pergunto
    a você no mundo,
    se é mais inteligente,
    o livro ou a sabedoria?
    A vida é uma escola,
    a vida é um circo,
    amor,
    palavra que liberta,
    já dizia o Profeta.
    "música Gentileza, grav. Marisa Monte"

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, Diego!
    Já tinha ouvido falar do Gentileza, mas ñ sabia maiores detalhes.
    Existe todo o tipo de louco... A maioria, creio eu, são bons. O mundo é que não é, ou não tem sido, ao menos... Mas enfim... Às vezes só "saindo da casinha" (aos olhos dos "normóticos" - que padecem de "normose")pra lidar com todo esse caos mesmo...
    Abraço gentil pra ti!

    OBS: Pra que sempre te auto-denomina de "Chatice"... Eu discordo...

    ResponderExcluir